Lidando com o Medo

MedoHá diversas possibilidades para lidar com o medo.

Primeiro, é preciso identificar do que realmente você sente medo. Quais são os estímulos externos ou internos que causam o sentimento de medo e suas sensações ?

Muitas vezes, o medo é descrito como uma sensação desconfortável. Identifique no seu corpo onde está sensação desconfortável e como ela se apresenta. Talvez seja um frio na barriga ou tremedeira nas pernas. Não lute contra estas sensações, pois até o medo tem um propósito positivo em sua vida. Ele serve à sua existência e sobrevivência.

Um prática que pode ser útil é encarar e aceitar os fatos da Vida do jeito que são: totalmente neutros.

Por exemplo, o fato de que um dia você irá morrer. O fato que você não tem controle sobre quando e onde você irá morrer. O fato que você não tem controle sobre as consequências de suas escolhas. Tudo isso não é nem bom nem ruim. São simplesmente os fatos da Vida.

Inicialmente, esta postura pode gerar ou aumentar o sentimento e as sensações associadas ao medo. Neste momento, é importante deixar que o sentimento e sensações tomem conta de você, acolhendo-os e aceitando-os. Não resita ao medo e suas sensações. Elas também são neutras. Experimente desfrutá-las, mantendo a respiração livre, solta e consciente. Ao fazer isso, as sensações se dissolverão e você perceberá uma paz e quietude ainda mais profunda por trás do medo e de suas sensações.

Reflita sobre isso e DEIXE SEU COMENTÁRIO abaixo dizendo qual é o seu medo e como você lida com ele.

Um Abraço,

Saulo

[ratings]

Comentários